Cliente / Empregador - TELEFUNKEN
Na década de 60 Telefunken era sinônimo de SOM DE QUALIDADE, as "vitrolas", como eram chamadas na época, que produzia apresentavam um som stereo realmente impressionante.
No inicio dos anos 70 lançou uma grande novidade e igualmente de muita qualidade (e neste ponto sou testemunha, pois tenho um aparelho que funciona perfeitamente ainda hoje !!), o "hi-fi compact 2000"
Por volta de 1975 Telefunken passa a focar desenvolvimento em sua linha de TVs, deixando em segundo plano a linha de Áudio, quando o mercado nacional começava a apresentar conjuntos de som modular, produzidos por Polyvox e Gradiente.No fim dos anos 70, no exterior, começavam a ser comercializados sistemas modulares de tamanho reduzido, foi quando nós do departamento de DESIGN da Telefunken, nos juntamos ao departamento de Engenharia de Áudio para um projeto de nossa iniciativa, com o intuito de reverter o terreno perdido para a concorrência. Foram
Desafios ao Design:
- Um produto que sem qualquer investimento em ferramental pudesse ser colocado rapidamente em produção.
- Um produto que se apresentasse bem no ponto de venda
Soluções de Design:- Utilizamos para este desenvolvimento perfis de alumínio padrão de mercado, peças injetadas (estrutura interna dos botões, e teclas) existentes na linha de produção da empresa, apenas renovados com capas usinadas em alumínio, e um acabamento diferenciado para as teclas.
- Para os perfis de alumínio cuidamos em obter um acabamento sofisticado, contrastando superfície lixada e reservas com um escovado suave.
- O resultado foi um conjunto extremamente harmonioso e de um requinte só visto em conjuntos de som modular de primeira linha.
Projeto engavetado com argumentos de que o mercado nacional não teria interesse em equipamentos de áudio de tamanho reduzido.
Oportunidade perdida para INOVAR e retomar posição de destaque em Áudio, pois em 2 ou 3 anos a indústria nacional começou a trazer os micro systems existentes no exterior como AIKO pela Evadin.postado por Roberto Brazil
Nenhum comentário:
Postar um comentário